03/07/2019 - Google for Education

Google for Education chega à Cultura Inglesa Araxá

 

A Cultura Inglesa  realizou, em 3 de julho,  o lançamento oficial de seu contrato com o “Google for Education”, plataforma colaborativa que permitirá otimizar o contato entre os usuários, em um evento chamado “Café com Tecnologia”, que contou com a participação de inúmeros representantes dos mais diversos segmentos da comunidade araxaense.

Os jovens do mundo atual são nativos digitais, ou seja, desde que nasceram convivem com a tecnologia. É a chamada de geração Z: totalmente familiarizada com a internet, compartilhamento de arquivos e telefones móveis. Não apenas acessa a rede de suas casas, está conectada integralmente durante todo o tempo em qualquer ambiente com utilização do celular.

Uma pergunta que sempre aparece é se estes jovens pensam, agem e comportam-se de forma tão diferente, não seria mais produtivo que as escolas reposicionassem a sua didática com a introdução de novas ferramentas? Como a tecnologia está presente em todos os momentos da geração Z, ela deveria participar de forma mais efetiva do processo de aprendizagem destas crianças e jovens.

É nesta perspectiva que o Google,  umas das dez maiores empresas de tecnologia do planeta, de acordo com a revista Forbes , lançou, há três anos, o “Google for Education. A plataforma oferece, gratuitamente, para escolas públicas e privadas, ferramentas educacionais que auxiliam na implementação de metodologias ativas em sala de aula, além de espaço de armazenamento ilimitado na nuvem, facilidade de comunicação, gestão de tempo e produtividade. Com o “Google for Education”, o aluno se torna o protagonista do seu processo de aprendizagem e o trabalho do professor é auxiliar os estudantes em seus trabalhos.

“Essa é uma tendência mundial. O Brasil trabalha isso com ferramentas Google. O que tem trazido um resultado muito expressivo para alunos e professores e, consequentemente, para mantenedores das escolas. Os materiais disponibilizados funcionam desde o ensino infantil até a graduação e pós-graduação”, explicou  Raul Ishikawa durante a apresentação que fez durante o Café com Tecnologia.  Ele é um dos idealizadores da Nuvem Mestra, empresa que é partner premier da Google for Education, consultoria referência de implantação e capacitação em tecnologias educacionais na América Latina. Hoje, possui um  milhão e cem mil usuários em mais de 400 instituições de ensino  com as quais a empresa trabalha.


Raul explicou que as ferramentas Google também são importantes para os professores a se adequarem às novas demandas dos alunos. “O maior desafio que encontramos hoje é a mudança de cultura do professor. Esse paradigma do professor como detentor do conhecimento precisa ser quebrado com a alteração do seu papel em sala de aula.”

Uma novidade comentada por Raul é que o Google também atua na ciberarquitetura que pode ser entendida como  a integração dos ambientes físicos e digitais de forma que contribuam para a melhora dos processos de ensino-aprendizagem. É uma proposta que preconiza que os espaços devem estar alinhados às propostas de atividades que serão realizadas em sala de aula.

Outra informação trazida por Raul é que a Nuvem Mestra  já iniciou a implantação técnica da plataforma bem como o processo de capacitação dos educadores da Cultura Inglesa Araxá. A aliança entre tecnologia, segurança e a facilidade de acesso são alguns dos fatores que contribuirão para uma lógica de aprendizagem inovadora.

 

  A Diretora de Gestão da Cultura Inglesa Araxá, Valda Alves Sánchez, destacou que “Para        enfrentar os desafios do futuro, os alunos precisam de um conjunto de habilidades adaptáveis. Com o “Google for Education” vão ter acesso a programas que garantem a prontidão digital, além de direcionar ferramentas na busca de resolução para questões comunitárias. São soluções pedagógicas com o uso da tecnologia que saem das fronteiras da escola e chegam até as pessoas e o mercado de trabalho com a formação de pessoas mais plurais.”

 

 

Opiniões de algumas pessoas que estiveram no “Café com Tecnologia”.

"A tecnologia pode e deve ser um instrumento da educação, tornando as aulas e os conteúdos mais dinâmicos e atrativos para alunos. Por isso, os aplausos à Cultura Inglesa que apresentou à cidade a plataforma Google for Education."

 

Dra. Mara Lúcia Silva Dourado, Promotora de Justiça de Araxá  

  

 

"Com o Google for Education, a Cultura Inglesa eleva o patamar  da educação de Araxá. As novas tecnologias disponíveis motivarão ainda mais a vontade do aprendizado para os alunos."

 

  Leandro Haddad, facilitador Líder do Programa Empretec/ONU-Sebrae

 

 

"Cultura Inglesa de Araxá, com a implantação da plataforma Google for Education, agrega valor ao aprendizado do aluno e à conexão dele com o sistema globalizado de ensino. A direção da Cultura Inglesa, somada ao trabalho de uma equipe de profissionais e professores extremamente qualificada, faz a diferença no setor de línguas estrangeiras em nossa cidade."

 

Lídia Maria de Oliveira Jordão Rocha da Cunha, Vice-prefeita de Araxá   

 

 

"A plataforma Google for Education oferece ferramentas indispensáveis a uma educação atual e do futuro. Em poucos anos, as habilidades cognitivas, emocionais e tecnológicas, não serão mais privilégio, e sim necessidade fundamental de inclusão educacional e social. A iniciativa da Cultura  Inglesa de implantar a plataforma Google for Education coloca a escola de línguas na vanguarda da inovação pedagógica mais uma vez." Estévão Xavier, Gerente do Sesc Araxá

 

  Sesc Araxá

 

 

"Na apresentação do Google for Education, pude perceber que em pouco tempo eles vão revolucionar o jeito de ensinar. Facilitam o aprendizado sem nenhuma fórmula mágica ou segredo: apenas trazem para a sala de aula ferramentas que os alunos já adoram usar na vida pessoal. E o que é melhor, os parceiros se propõem a compartilhar a ideia com as outras escolas da cidade e ampliar, assim, essa rede inovadora do conhecimento."

 

  Luís Humberto França, jornalista e escritor

 

 

"A plataforma Google for Education é um ponto de virada na perspectiva dos gestores que acreditam na capacidade transformadora do ensino de qualidade. A necessidade de se aprimorar processos internos de aprendizagem face à velocidade da informação, nos move na direção de novas escalas de interatividade, produtividade, cooperação e conteúdos."

Antônio Leonardo Lemos Oliveira, economista e Gerente Relações Coorporativas da TV Integração   

 

 

 

"Na educação, o acesso a ferramentas como o Google for Education, que conduzem os alunos ao  melhor aproveitamento do processo ensino/aprendizado. O sonho é chegarmos à condição de oferecer oportunidades como esta também para os alunos da rede pública municipal de ensino. Esta conquista da Cultura Inglesa Araxá é importante para o crescimento intelectual dos alunos."

 

  Edna de Fátima Resende Campos, Secretária Municipal de Educação

 

 

"Iniciativa inovadora como esta retrata a evolução de uma empresa que está conectada com seu público alvo e com as transformações do mercado. Fico feliz, pois percebi algo muito inovador por ser uma proposta de conexão não somente com os alunos da  Cultura Inglesa, mas para toda a comunidade."

 

Álvaro Francisco Britto Júnior, Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Câmpus Araxá do Cefet-MG     

 

 

 

 

Germano Afonso entrevista Valda sobre o Google for Education para o 
"Sem Censura"

http://germanoafonso.com.br/?p=25500

Nossos Cursos

Atendimento